quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


DICAS DE CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS COM QUILT

(Retirado do blog http://moonpatch.com.br/)


Para manter o seu Quilt com as mesmas características originais por muito tempo siga as dicas a seguir:

Quanto menos lavagens melhor a conservação, lave uma vez ao ano e sempre que necessário coloque-o para ventilar ao ar livre, na horizontal e longe da luz direta do sol.

Sempre que possível lave-o a mão da seguinte maneira: certifique-se que o tanque (ou banheira) esteja limpo e sem nenhum resto de produto de limpeza, encha-o com água limpa (se a água da sua casa contém resíduos de ferrugem ou outro mineral qualquer utilize água filtrada), acrescente sabão líquido neutro próprio para roupas delicadas, acrescente ½ xícara de vinagre branco para manter as cores fortes e amaciar, coloque seu Quilt completamente imerso, deixe 10 minutos, esvazie o tanque e introduza água limpa, faça isso quantas vezes forem necessárias até eliminar todo o sabão, se preferir introduza-o cuidadosamente em baixo do chuveiro.

Se você optar por lavá-lo à máquina, utilize água fria, sabão líquido próprio para roupas delicadas, ciclo curto e delicado, sem centrifugação.

A lavagem a seco não é recomendada.

Nunca o seque verticalmente no varal. Para tirar o excesso de água estique uma toalha no chão, coloque-o em cima e coloque outra toalha para absorver o excesso de água, sempre o seque na horizontal.

Os Quilts são feitos com tecidos importados podem ser passados a ferro, seguindo as seguintes orientações: sempre use ferro seco, nunca a vapor, utilize uma temperatura média por causa do forro que é sintético e de preferência coloque um pano branco, seco e limpo sobre a peça a ser passada.

Para guardá-lo certifique-se que está completamente seco, guarde-o num saco ou fronha de algodão branco, longe da luz do sol e da umidade. Nunca utilize sacos plásticos. Se for ficar guardado por muito tempo tire-o para ventilar e/ou lavar pelo menos uma vez por ano.

Desta maneira se tornarão antiguidades e passarão por muitas gerações …

Um comentário:

  1. Boa estas dicas para podermos aplicar nas nossas mantas.Fizemos elas com tanto carinho então também vamos cuidar delas com carinho.

    Bjos.

    Márcia C.

    ResponderExcluir