domingo, 16 de junho de 2013

Cuidados com a máquina de costura


Cuide da sua máquina de costura! 
O tempo de vida útil dela depende de como você a trata. Confira abaixo algumas dicas para fazer a manutenção correta de sua companheira

Por Malu Gonçalves
Foto: Shutterstock

Perfeita para vocêO primeiro passo para garantir durabilidade ao seu equipamento é usá-lo da maneira correta. Por isso, avalie sua demanda de trabalho e veja se não está na hora de trocar a máquina doméstica por uma industrial, ou investir em outra, específica para a aplicação de golas, vieses ou botões. Isso vai garantir que não haja sobrecarga de trabalho e fazer com que ela dure ainda mais.

Tudo nos conformesUse somente agulha e linha adequadas ao tecido que for costurar. Isso ajuda a preservar as engrenagens da máquina. Algumas partes precisam de lubrificante para funcionar perfeitamente. Consulte o manual de instruções para saber o local exato onde deve ser aplicado, de quanto em quanto tempo e qual o produto ideal.


Limpeza e conservaçãoO analista de marketing da Singer, Cleber Guimarães Lorencetti, ensina que a máquina deve ficar protegida do sol e do pó existente no ambiente. Após o uso, retire os restos de linha e tecido, e passe um pano macio seco ou umedecido em detergente neutro. Produtos abrasivos ou à base de álcool não são indicados e podem causar manchas ou riscos. Em seguida, cubra-a com uma capa. “Evitar lugares com umidade também é fundamental”, completa.

Que choque!Qualquer equipamento ligado à eletricidade deve ser usado com atenção. Antes de ligar a máquina, tenha certeza de que a tensão da corrente elétrica é adequada. Não a utilize se houver qualquer dano no cabo e sempre desligue-a pelo interruptor antes de tirá-la da tomada. “O uso de estabilizador ajuda a evitar problemas elétricos”, aconselha Cleber.

Então aproveite mais esta e trate bem quem tanto lhe ajuda.
Abraços!!!

Um comentário:

Márcia C. disse...

Obrigado pelas dicas.
Vou tentar aplica- lás.